Top

Semana da Independência – O que podemos refletir sobre a Liberdade?

Eu sou filha dessa terra, minha pátria, meu Brasil… Nasci em agosto de 1974, na capital paulista e assim como a nossa independência floresci “as margens” do Rio Ipiranga. Na época no Hospital Leão 13, que ficava ali no modesto bairro da zona sul. Lá eu vivi (no Ipiranga) até os meus dois anos de idade.

Hoje, 7 de setembro relembra a data que em 1822, D. Pedro 1º, então Imperador do Brasil, proclamou o grito de independência consolidando o Brasil como uma nação independente. Nosso país era colônia de Portugal, ou seja, seu território pertencia ao país europeu.

Essa data é extremamente importante para a nossa história pois o nosso povo sempre teve o desejo de se tornar um país livre. Foram diversas revoltas separatistas, destacando a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana, entre tantas outras regionais.

Quero aproveitar a data de hoje para remeter nossos pensamentos ao sentimento de liberdade. Desde os primórdios nós seres humanos lutamos para sermos livres e podermos expressar nossas emoções, pensamentos e desejos. A luta por espaço, poder e terras nada mais é do que o desejo de liberdade, essa é sem dúvida a maior conquista da humanidade.

O nosso maior castigo é a prisão, o lugar onde somos privados por causa de nossos delitos e das nossas infâmias…

E existe um cárcere maior de todos, “a prisão interior”, aquela que realmente limita nossas conquistas, priva nossos sonhos, nossos amores, que nos aterroriza o tempo todo…

Essa prisão são as nossas CRENÇAS LIMITANTES e nos libertar daquilo que “colocaram dentro de nós” talvez seja o nosso maior e mais desafiador “Grito da Independência”.

Como tem sido isso para você? Eu me libertei de algumas, mas confesso que é uma luta e uma construção diária esse encontro com a minha liberdade plena.

Bora pensar a respeito?

Um beijo da Coach 🦋

Post a Comment