Top

O Impacto das transformações no ambiente de trabalho na saúde dos trabalhadores: a importância da inclusão de novas patologias

Caros leitores,

Hoje, quero falar com vocês mais uma vez sobre a saúde mental e emocional no ambiente de trabalho. Embora esse assunto seja recorrentemente tratado aqui, é de suma importância trazermos dados concretos sobre as pessoas e sua condição emocional no trabalho.

As transformações no ambiente de trabalho vêm se intensificando ao longo dos anos e, infelizmente, essas mudanças têm impactado diretamente na saúde das pessoas. Li um artigo da médica e professora da Unicamp, Marcia Bandini, que esteve envolvida na inclusão de 165 patologias na lista do Ministério da Saúde de doenças relacionadas ao trabalho.

Em entrevista à CNN Rádio, no Correspondente Médico, Marcia Bandini destacou que o trabalho se tornou mais intenso, mais extenso e mais tenso, resultando em maior insegurança para os trabalhadores, incluindo perdas de direitos e falta de proteção social. Com a pandemia, essa situação se agravou ainda mais.

O aumento da lista de patologias relacionadas ao trabalho inclui agora doenças como burnout, transtornos decorrentes do uso excessivo de álcool, drogas e café, Covid-19, distúrbios musculares e alguns tipos de câncer. Essa inclusão tem o objetivo de evidenciar a relação entre o trabalho e o adoecimento, mostrando a forma as  atividades são executadas e o ambiente de trabalho podem impactar na saúde física e mental dos trabalhadores.

Segundo Marcia Bandini, a ampliação da lista de doenças relacionadas ao trabalho contribui para uma prevenção mais eficaz, pois permite um maior entendimento da relação entre trabalho e saúde. Além disso, a médica ressalta a importância da interligação entre o sistema de saúde pública (SUS) e o sistema previdenciário, a fim de promover um diálogo mais efetivo e garantir um maior acompanhamento e assistência aos trabalhadores que sofrem com doenças relacionadas ao trabalho.

Diante desse cenário, é fundamental que as empresas e órgãos responsáveis pelo cuidado com os trabalhadores estejam atentos e adotem medidas para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. A saúde dos trabalhadores é uma prioridade e deve ser tratada com seriedade e responsabilidade. A inclusão de novas patologias na lista do Ministério da Saúde é um passo importante para o reconhecimento e prevenção dos danos causados pelo trabalho, possibilitando uma maior proteção e cuidado com aqueles que dedicam seu tempo e esforço ao trabalho.

Deixo aqui a publicação do Ministério do Trabalho para estudo de todos:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/ministerio-da-saude-atualiza-lista-de-doencas-relacionadas-ao-trabalho-apos-24-anos

Gostaria de ler o comentário de vocês sobre o tema, especificamente líderes que têm a competência também de olhar para a saúde mental e emocional dos trabalhadores.

Obrigada e até a próxima,

Fabiana Santiago

Post a Comment